EDITAL – Codex Kepler

EDITAL – Codex Kepler

Lumus Editora inicia oficialmente os trabalhos lançando uma proposta de Antologia, e convida autores para explorarem o universo de possibilidades da Fantascienza!

Vale mundo real (Terra, Via Láctea, etc), assim como extrapolar tudo e criar o seu próprio mundo/universo: não há limites para a imaginação! A proposta é criar o fantástico aliando ciência com fantasia. 😀

Durante o tempo de envio dos contos, faremos vários posts apresentando novidades sobre essa antologia e sobre os trabalhos da editora. Fiquem atentos para as novidades, aqui e em nossas redes sociais! 😀

Confira o Edital na Integra abaixo, ou baixe a versão em pdf aqui.

EDITAL – ANTOLOGIA CODEX KEPLER

1.APRESENTAÇÃO

A Antologia Codex Kepler – Contos de FantaScienza é promovida exclusivamente pela Lumus Editora. A obra é coordenada e organizada pelos próprios editores que compõem a empresa, com a finalidade de apresentar autores de textos inéditos ao mercado editorial, mediante concurso de criação literária, na categoria contos.

2.TEMÁTICA

2.1 A proposta da antologia é apresentar histórias onde haja uma visão interessante e diferente de fantasia espacial e ficção científica, em todos os aspectos que este tema amplo possa permitir. 

2.1.1 Um dos critérios de avaliação dos contos será conter esses dois elementos ficcionais em seu enredo: magia e ciência. Fica a critério do autor definir como será a interação e medida de cada um deles em sua produção. Exemplo: contos de terror cósmico.

2.1.2 A principal premissa é explorar as possibilidades de que a temática ‘fantasia espacial + ficção científica’’ gera, evidenciando o ‘FantaScienza’.

2.1.3 Elementos mágicos e científicos podem ser utilizados, desde que a exploração do psicológico dos personagens e dinâmicas narradas se mantenha coerente ao cenário proposto e gere identificação pelos leitores.

2.1.4 Se houver citações de outras obras, é imprescindível referi-las já no texto a ser enviado.

2.2 A antologia possibilita a exploração de diversos contextos literários. São obrigatórios apenas os seguintes requisitos: a) elemento espacial, efetivamente ou apenas sugerido; b) os contos submetidos deverão se ater à temática proposta.

2.3 A narrativa pode ser estruturada em contextos de períodos temporais que o autor desejar, desde que atendam aos itens 2.1 e 2.2.

2.5 Os contos poderão ser escritos em primeira ou terceira pessoa, interagindo ou não com o leitor.

2.6 Recomenda-se que os contos tragam variedade em suas narrativas. Os organizadores darão preferência a contos que explorarem comportamentos e situações que causem mais emoções e empatia em seus leitores.

3. PARTICIPAÇÃO

3.1 Poderão participar autores residentes em território nacional.

3.2 As inscrições são gratuitas.

3.3 Não há restrição quanto à idade, todavia autores menores deverão ser assistidos pelos responsáveis legais caso sejam selecionados, seguindo passos específicos para a questão de contratos.

3.4 Cada autor poderá se inscrever com até 02 (dois) contos.

3.5 Não serão aceitos contos que sejam fanfics de livros, séries, filmes ou qualquer outra mídia.

3.6 Não serão aceitos contos que contenham, sem contexto narrativo plausível, conteúdo pejorativo, discriminatório, posicionamento político ou religioso, que faça incentivo ao uso de drogas ilícitas, ao crime ou qualquer outro ato de repúdio social. 

3.7 Não serão aceitos contos que incitem a pregação ao preconceito, de qualquer natureza, e ao ódio.

3.8 Serão aceitos contos em coautoria, e as questões relativas a contratos serão acordadas com a editora após a seleção da antologia.

3.9 Não serão aceitos contos exclusivamente eróticos.

3.10 A antologia terá o número máximo de 25 (vinte e cinco) contos participantes. Dentre os quais, os respectivos autores serão selecionados por meio do edital, podendo haver a participação de autores convidados pela Editora.

4. SUBMISSÃO

4.1 O conto deverá ser absolutamente inédito, pois, uma vez já publicado, quer o todo ou uma parte, fisicamente ou em plataforma digital, implicará eliminação a qualquer tempo do concurso.

4.2 O conto deverá ser escrito em língua portuguesa, formal, sendo que um dos critérios de avaliação será a qualidade da escrita. 

4.2 O conto deverá obedecer ao limite máximo de 20 (vinte) mil caracteres, escrito em fonte Times New Roman, tamanho 12, em formato A4, com espaçamento 1,5, tendo todas as páginas numeradas, e deverá ser enviado em arquivo .doc ou .pdf.

4.3 O conto deverá ser enviado ao e-mail lumus@lumuseditora.com.br, com o título “SUBMISSÃO DE CONTO (NOME DO CONTO)”, juntamente com outro arquivo em .doc ou .pdf, contendo os dados de identificação do autor.

4.3.1 Os dados de identificação são:

a) Nome completo do autor (e do co-autor caso houver) e do conto;

b) Pseudônimo, caso haja;

b) Data de nascimento;

c) E-mail;

d) Relação de trabalhos anteriores, caso os tenha (livros, contos e crônicas publicados por editoras, eventos literários, etc);

e) Endereço de domicílio, com CEP;

f) Minibiografia de no máximo dez linhas.

5. PRAZO

5.1  Os interessados poderão realizar inscrições no período 07 de Agosto até 30 de setembro de 2021.

5.2  A lista dos autores selecionados será divulgada até o dia 31 de outubro de 2021.

5.3 Os prazos podem ser prorrogados, em caso de necessidade, por decisão da Editora, mediante aviso prévio em veículos de mídia ou redes sociais da mesma.

6. PRODUTOS E DIREITOS AUTORAIS

6.1 Serão produzidos os seguintes produtos:

6.1.1 Arquivo de E-book individual para cada conto;

6.1.2 Arquivo de E-book com a reunião de todos os contos;

6.1.3 Arquivo pronto com todos os contos para impressão por demanda.

6.2 Sobre o Arquivo E-book individual:

6.2.1 Será produzido pela editora um arquivo digital pronto para a publicação independente na plataforma Amazon;

6.2.2 Os direitos autorais desse formato ficarão 100% com o autor.

6.2.3 Será determinado que todos os contos individuais nesse formato sejam comercializados pelo o valor mínimo de venda que a plataforma oferece.

6.3 Sobre o Arquivo E-book com a reunião de todos os contos:

6.3.1 Será produzido pela editora um arquivo digital para a publicação na plataforma Amazon com a reunião de todos os contos selecionados e de convidados;

6.3.2 Os direitos autorais desse formato serão divididos da seguinte forma: 10% do valor recebido pela plataforma, que será rateado entre os autores. O valor individual poderá ser convertido em créditos para serviços editoriais da Lumus Editora.

6.3.3 O valor desse produto será determinado pelo número total de contos que serão selecionados, mantendo uma proporção ao valor mínimo para não desvalorizar a venda do produto individual.

6.4 Sobre o Arquivo Pronto com todos os contos para impressão:

6.4.1 Será produzido pela editora um arquivo pronto para a impressão gráfica sob demanda;

6.4.2 O lugar onde a impressão por demanda ocorrerá será decidido pela editora, sempre visando a qualidade do resultado final.

6.4.3 Os direitos autorais funcionarão da seguinte forma:

6.4.3.1 Cada autor individual terá o direito de adquirir até 25 exemplares nesse formato, arcando com as despesas do mesmo, sendo que cada exemplar terá apenas o seu preço de custo e frete, conforme o orçamento do lugar onde a impressão por demanda ocorrerá. Após a aquisição desses exemplares, a o valor de venda será determinado pelo autor e o bônus da venda será 100% dele. Caso o autor queira adquirir exemplares além dos pré-estabelecidos, terá que adquiri-los como comprador individual através do marketplace.

6.4.3.2 A editora ficará responsável pela venda virtual no formato marketplace enquanto durar a vigência do contrato. Os direitos autorais das vendas dos exemplares nesse formato serão estabelecidos dessa forma: quando a venda alcançar 100 exemplares ou no prazo de 1 ano, será feita a prestação de contas aos autores, no qual se estabelecerá o valor relativo a cada um dos contos.

6.4.3.3 A editora também terá direito a 25 exemplares nesse formato para comercialização a título de divulgação dos trabalhos em eventos ocasionais;

6.5 A tiragem da antologia não será comercializada em livrarias físicas.

6.6 Caso futuramente haja a possibilidade ou o interesse para comercialização em livrarias físicas ou virtuais que não estejam elencadas nesse edital, será feito um novo contrato onde questões de direitos autorais serão acordadas com todos os autores participantes.

6.7 Em caso de coautoria, haverá a opção para que os autores participem com parceria em uma cota única, seguindo o que foi estipulado nos itens anteriores.  

6.8 Frisamos que os autores se comprometem a arcar com o frete do envio dos exemplares que vierem adquirir.

6.9 Caso seja do interesse do autor fazer um trabalho educacional com escolas com exemplares extras, será feito um novo contrato específico para essa finalidade, seguindo um modelo beneficente, onde necessitará ter a permissão dos outros autores selecionados. 

6.10 Os autores poderão comercializar os livros que tiverem em mãos de acordo com sua conveniência.

6.11 Os autores poderão solicitar seus exemplares conforme sua conveniência, sendo que não precisam adquirir toda a sua cota de exemplares de uma única vez. Porém, terão o prazo de vigência do contrato para fazê-lo, não sendo possível solicitá-los após essa data.

6.12 A participação do autor só será confirmada após o recebimento dos contratos assinados.

6.13 Será feito um único registro ISBN com todos os contos do livro, sendo que os contos individuais terão apenas o código ASIN fornecido pela Amazon no ato da publicação pelo KDP.

7. DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

7.1 Os trabalhos inscritos no concurso não serão usados para outra finalidade que não seja a seleção para a Antologia Codex Kepler – Contos de FantaScienza.

7.2 Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas pelo e-mail lumus@lumuseditora.com.br.

7.3 A Lumus Editora se reserva ao direito de excluir, posteriormente, qualquer conto que tenha burlado o regulamento.

7.4 É importante que o autor esteja disposto a aceitar revisões e alterações em seu texto para que ele se adeque à antologia, pontos que serão discutidos com os organizadores.

7.5 Ao enviar o conto, o autor mostra-se de acordo com o edital em sua totalidade.

Curitiba, 07 de agosto de 2021.

Lumus Editora

Voltar ao Topo